Áreas Temáticas
Áreas temáticas
1. Administração e Desenvolvimento Empresarial
Organizações: Analisa as dinâmicas (objetivos, meios e políticas) e as ações oriundas das necessidades empresariais de adequação aos padrões de concorrência vigentes nos diversos setores econômicos, considerando o mercado, a sociedade, as redes e as pessoas.
Tecnologias Gerenciais: Estuda tecnologias, procedimentos e ferramentas de apoio a sistemas produtivos, de controle gerencial, de informação, e de tomada de decisão.
2. Ciências Jurídicas
Acesso à justiça e efetividade do processo: Acesso à justiça e efetividade do processo não está cingida à via judicial, embora confira ênfase a esta modalidade processual, vez que por justiça não se entende exclusivamente o Poder Judiciário, incorpora o debate sobre os processos de deliberação dialógica (democracia), a abertura do canal judiciário por institutos como audiências públicas e amicus curiae, bem como a teoria dos diálogos institucionais e sociais. Abarca também estudos de processo internacional, ademais da jurisdição constitucional, investigando limites e possiblidades da prestação jurisdicional, meios alternativos e demandas transindividuais.
Direitos fundamentais e novos direitos: Direitos fundamentais e novos direitos tem por foco as doutrinas de sustentação dos direitos fundamentais, a problemática da sua compreensão e conflitos, assim como as teorias contemporâneas que se põem, com um olhar atento para a insurgência de novos direitos, o que também significa a reformulação de conceitos. Questiona o paradigma estabelecido, investiga o arcabouço teórico que se põe, englobando a sede dos direitos, a eficácia jurídica e social, em busca de desenhar uma teoria das fontes, uma teoria da decisão, conferindo destaque para as novas questões que vem sendo apresentadas.
3. Educação e TIC’s
Representações Sociais e Práticas Educativas: Aborda os processos de produção de sentidos de objetos de interesse da educação, suas relações com a cultura, suas implicações nas práticas dos agentes educativos e sua contribuição para a construção de identidades. A articulação desta linha com a área de concentração parte do fato de que as profundas mudanças que marcam a cultura contemporânea trazem consigo novos valores, sentidos sociais e modelos de comportamento que configuram outras formas de viver e de se relacionar, frente aos quais é necessário que nos posicionemos, construindo ou modificando nossas representações e identidades.
Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais: Aprofunda a discussão referente à emergência e disseminação dessas tecnologias na sociedade contemporânea, analisando seus impactos em processos educacionais e avaliativos, sobretudo na educação a distância. As discussões dessa linha partem das tensões entre, de um lado, as mudanças tecnológicas e o fenômeno da globalização, que reconfiguram a cultura contemporânea e, de outro, o campo da educação. Focalizam o impacto das tecnologias de informação e comunicação no cenário contemporâneo e suas implicações nos modos de ver, de viver e de conviver no mundo, os quais, por sua vez, refletem-se na escola, exigindo a redefinição de suas funções e das práticas docentes, bem como um novo perfil de educador, capaz de compreender e de lidar adequadamente com essas mudanças, de modo a valer-se delas para promover a inclusão.
Políticas, Gestão e Formação de Educadores: Trata das políticas educacionais, das práticas de gestão educacional e escolar e dos processos de formação de educadores engajados em espaços escolares, nos vários níveis e modalidades, e em espaços não escolares, a partir da realização de estudos alicerçados nos contextos global e local. As pesquisas desenvolvidas tomam como referência o tenso atravessamento entre a ação do Estado e a atuação dos sujeitos que, direta ou indiretamente, medeiam as políticas educacionais e os processos formativos. Concebida e tratada como um processo que depende da correlação de forças entre classes, grupos e atores sociais, e não apenas como produto das ações governamentais, a tematização da gestão e da formação docente, nesta Linha, inclui as meso e as micropolíticas e todos os sujeitos que protagonizam o espaço-tempo da formação humana.
4. Saúde da Família
Diagnóstico local e vigilância em saúde da família: Objetiva o diagnóstico de necessidades, demandas e utilização e satisfação da população adscrita com os cuidados básicos de saúde. Desenvolve estudos epidemiológicos e de vigilância em saúde (sanitária, epidemiológica e ambiental).
Práticas e tecnologias em saúde da família: Desenvolve estudos sobre resolubilidade de práticas de cuidados básicos de saúde, compreendendo estudos descritivos e analíticos sobre as expectativas, morbidade percebida e os riscos potenciais que envolvem a multicausalidade do processo saúde-doença em populações adscritas. Realiza estudo de ferramentas específicas utilizadas para ampliação das ações na estratégia saúde da família.
Processo de trabalho e desenvolvimento profissional em saúde da família: Desenvolve estudo de questões vinculadas ao cotidiano das equipes e sobre a formação do profissional vinculado à atenção primária. Analisa as relações sociais que se estabelecem no processo de determinação da doença e nas práticas de cuidados. Reconhece os processos de promoção, prevenção e adesão aos tratamentos continuados. Analisa estruturas curriculares de formação dos profissionais vinculados à atenção básica em saúde. Analisa o processo de tomada de decisão e de critérios para locação de recursos humanos em saúde.
Gestão e integração da saúde da família à rede sus: Realiza estudos sobre efetividade e eficiência dos serviços e estratégias nacionais, regionais ou locais para a promoção de cuidado em saúde. Analisa a participação do controle social nos serviços de saúde, democratização da gestão e os processos de tomada de decisão. Realiza estudo da rede de saúde e mecanismos de referência e contrarreferência.
5. Engenharias
Gestão e direção de operações: Abordam-se as atividades incluídas na gestão de operações e logística desde os aspectos mais estratégicos vinculados às decisões de longo prazo como a elaboração e a definição de produto (o que oferecemos?) e o desenho e a análise do processo (como o obtemos?), passando pelas decisões táticas e operacionais de planejamento presentes na atividade a médio e curto prazos (quanto, como e onde o oferecemos?), com o apoio indiscutível das atividades logísticas que tornam o plano viável.
Sistemas de gestão integrada: qualidade, prevenção e ambiente: Foca nos fundamentos sobre a integração dos sistemas de gestão: qualidade, ambiente e prevenção de riscos laborais, fornecendo ideias sobre as implicações do comportamento organizacional referente à integração e, por sua vez, do projeto de integração sobre o fator humano. Desta forma, serão analisados os diversos elementos e atividades da gestão integrada.
Logística: Aprofundar-se nos conceitos básicos e nas tendências atuais da gestão logística em uma perspectiva internacional. Neste sentido, descreve e sistematiza os aspectos fundamentais relacionados com os custos, inventários, distribuição e elementos alfandegários e tarifários, além de seu impacto na logística desenvolvida internacionalmente.
6. Comunicação Social
Ciberjornalismo: A internet é a plataforma para muitos meios de comunicação. Gêneros jornalísticos on-line mais relevantes, as técnicas para a gestão de meios eletrônicos de comunicação e a nova forma de comunicação que se gerou com o surgimento desta nova tecnologia.
Linguagem e narrativa audiovisual: Aprofundar os conhecimentos acadêmicos e práticos sobre o manejo de câmera, composição visual e sonora, entre outros elementos necessários para que compreendam e dominem a linguagem audiovisual.
Análise e crítica da mídia: Desenvolver uma consciência crítica dos sujeitos em relação aos meios de comunicação e ao papel que desempenham na sociedade, a influência da mídia e os aspectos éticos e sociais com os quais um meio administra a informação.